O ponto extra é um local de destaque dentro do PDV em que o produto fica posicionado por um tempo determinado, além do seu ponto natural, onde geralmente ele fica exposto. Normalmente, o ponto extra fica em uma área nobre do PDV e tem o objetivo de atrair mais consumidores por meio de ambientação e exposição diferenciadas. Alguns exemplos de ponto extra são as pontas de gôndola, ilhas promocionais, check stands ou frente de caixa e clip strip.
Categoria: Trade
Blog InterPlayers – O HUB de Negócios da Saúde e Bem-Estar
Na cadeia de relacionamento com o varejo farmacêutico, o caminho da indústria até o PDV pode ser muito complexo e cheio de fatores que impedem que o relacionamento entre esses dois players seja próximo e direto. Isso afeta diretamente a continuidade da estratégia do produto.
Nos últimos anos os não medicamentos vêm ganhando cada vez mais força dentro da farmácia. De acordo com dados da Close – Up, os não medicamentos representam cerca de 1/3 do volume de vendas em unidades e sua representatividade vem crescendo dentro do setor.
Dentro desse mercado, os itens de “Higiene e Produtos de Consumo” lideram o volume de vendas, representando cerca de 66% das vendas do setor, seguida da categoria “Outros”, com 24% e “Alimentos e Bebidas”, com 12% de acordo com dados de março de 2019.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC) no ano passado, apontou que o índice de fidelização do shopper no PDV caiu significativamente nos últimos seis anos. Descubra algumas dicas para fidelizar o shopper que separamos para você nesse artigo e mãos a obra! (mais…)
Sua indústria lançou um novo medicamento e precisa garantir o sucesso das vendas no varejo farmacêutico. Afinal, trata-se de um produto de alto valor agregado e que não pode correr o risco de ficar encalhado nas gôndolas. A essa altura você já fez um estudo de painel, mas mesmo assim ainda não se sente seguro se está usando a estratégia ideal voltada ao varejo farmacêutico para esse caso, certo? (mais…)
O tema terceirização de equipes no mercado de bem-estar e saúde, durante muito tempo foi visto com cautela pelo mercado em geral. Do ponto de vista jurídico, as empresas tinham receio em terceirizar o trabalho frente ao risco de passivo trabalhista previsto por lei. Afinal, a lei era clara ao não permitir a terceirização da atividade-fim de um negócio.
A disputa por um espaço nas gôndolas da farmácia está cada dia mais acirrada e isso não é novidade para você, nem ao mercado de saúde e bem-estar certo?
Diante disso, surge o questionamento: você está seguro em relação às estratégias de marketing e vendas que vem utilizando para gerenciar os produtos no ponto de venda?Seu potencial de vendas está progredindo?
Controlar os resultados das iniciativas de trade marketing executadas nos pontos de venda e ainda fazer a gestão dos contratos e acordos com os clientes demandam muito tempo dos gestores da indústria farmacêutica.
A falta de verba e a limitação de recursos, muitas vezes, dificultam essas tarefas e contribuem para a desvalorização do trabalho de trade , gestão comercial e reais benefícios para o PDV.
Talvez essa seja a pergunta de 1 milhão de dólares se você está quebrando a cabeça para definir como fará para gerir e se relacionar com PDVs do mercado farmacêutico pulverizados dos grandes centros urbanos, não é?
O canal farma é o principal aliado da indústria farmacêutica na distribuição e vendas de seus produtos e medicamentos. É através dele que a indústria mantém contato direto com os consumidores e tem a oportunidade de identificar seus desejos e necessidades.