Inovação em Programas de Suporte ao Paciente

inovação em suporte ao paciente

No mercado de saúde e bem-estar, assim como no mundo, as inovações em suporte ao paciente e em outras áreas no mercado farma estão sempre acontecendo e não é de hoje. Ainda no século XVII, quando toda a tecnologia que existe hoje ainda não era nem um sonho para a humanidade, Edward Jenner criou a primeira vacina que o mundo conheceu. Uma inovação que perdura até os dias de hoje e mudou totalmente o cenário da medicina.

Inovação nos Programas de Suporte ao Paciente

Quando falamos em Programa de Suporte ao Paciente, a indústria farmacêutica está sempre procurando por inovações para oferecer benefícios aos pacientes de forma cada vez mais eficaz, ágil, direcionando os recursos de forma mais produtiva, mas sem perder a humanização, mantendo o paciente no centro das suas estratégias. Afinal, como é possível inovar nos PSPs?

CRM

O CRM pode parecer uma coisa básica quando tratamos de Programas de Suporte ao Paciente, já que é essencial para acompanhamento e registro dos casos. Nesse sentido, uma plataforma que ofereça possibilidade de cuidados individualizado, atrelada a uma boa régua de relacionamento personalizada visando a classificação de risco de cada paciente, possibilita abordagens adequadas, de acordo com cada fase da jornada.

Também é importante levar em consideração a multicanalidade. Além dos contatos individuais por mensagerias (SMS, WhatsApp, Telegram etc.), também é possível acompanhar grupos de pacientes nas mídias sociais ou até mesmo realizar gestão de páginas, oferecendo um ambiente que auxilia durante a jornada. É muito comum que o paciente se sinta sozinho durante sua caminhada, então criar formas para que ele possa se expressar com pessoas que entendam o que ele está passando, seja com profissionais ou com outros pacientes, pode ser uma grande forma de apoio.

Gestão do Programa de Suporte ao Diagnóstico

Para gerar valor aos pacientes e ao médico desde as primeiras fases da jornada é possível oferecer também suporte ao diagnóstico. Esse serviço traz mais agilidade e assertividade durante essa fase, porém é importante realizar uma gestão eficiente de todo o processo.

A InterPlayers possui uma plataforma exclusiva que integra todos os players envolvidos em um só lugar, permitindo o gerenciamento completo, desde o pedido do exame até o encaminhamento do paciente ao PSP.

Além disso, também é possível dar suporte aos médicos solicitantes com uma segunda opinião médica feita por especialistas, trazendo mais segurança no diagnóstico, especialmente em patologias mais complexas.

Televisitas

Dentro dessa realidade, também é possível oferecer contatos com diversos profissionais de saúde, orientação para uso de medicamento com uma enfermeira ou até mesmo uma aula com um personal trainer – principalmente para os casos em que os pacientes precisam de exercícios específicos devido as suas condições.

Chatbot

O chatbot é uma plataforma que permite a comunicação automática e bidirecional, podendo estabelecer não somente diálogos receptivos, mas também ativos para orientação e cuidados aos pacientes de acordo com protocolos pré-definidos. Esta tecnologia conta com algoritmos de machine learning e inteligência artificial, possibilitando mais previsibilidade e estabelecendo uma linguagem mais natural para aumentar as opções de respostas, criando uma experiência mais agradável e humanizada ao paciente.

Medical Coaching

Uma outra maneira inovadora de prestar suporte ao paciente é por meio do medical coaching. Um processo que procura oferecer o desenvolvimento de capacidades de enfrentamento físico, mental e emocional em momentos de crise e/ou desafios de saúde. A ideia é construir, no paciente, a percepção de que ele é maior do que a sua condição de saúde e tem recursos próprios para traçar a sua jornada.

Liberação de Início de Tratamento

Estimular a aderência ao tratamento por meio de liberação de amostras de medicamentos pode envolver um processo abrangente que passa pelo representante e médico para, só então, chegar ao paciente, mas sem rastreabilidade. Uma plataforma inovadora pode permitir que o próprio paciente realize a retirada do medicamento diretamente no PDV, facilitando esse fluxo e gerando possibilidade de rastreamento muito maior. Para o caso dos medicamentos non-retail, é possível contar com a distribuição por meio de operadores logísticos especializados.

Central de atendimento moderna, mas humana

Fornecer um excelente serviço de atendimento ao cliente é muito mais do que ser produtivo. É um desafio complexo na prestação de serviços na área de saúde e bem-estar. Apesar do uso frequente das tecnologias nas centrais de atendimento, o atendimento humano também está sempre em processo de inovação e aprendizado e é uma peça fundamental para que, alinhado a tecnologia, possa oferecer de forma cada vez mais eficaz e eficiente uma tratativa com pacientes que contenha muito acolhimento e empatia.

Os Programas de Diagnóstico e de Serviços ao Paciente são essenciais para a qualidade de vida e alento para os pacientes e seus cuidadores e exigem uma cadeia de serviços inovadores para prestar esse suporte. Nesse caso, a experiência de mercado e expertise no assunto deve ser o principal ponto de atenção ao escolher um parceiro que ajude a mudar a abordagem dos seus negócios.

Conheça a área de Serviços ao Paciente da InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar que tem tudo o que a indústria farmacêutica precisa para estabelecer um Programa de Suporte ao Paciente mais completo e inovador.

Sobre Nós

A InterPlayers desenvolve soluções de integração para o mercado de saúde e bem-estar, otimizando as operações da indústria, profissionais da saúde, distribuidores, hospitais, clínicas e pontos de venda, resultando na melhor geração de valor em todo ciclo de negócios desta cadeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *