Ferramentas para um planejamento de vendas e controle de processos na indústria farmacêutica


Mensurar o ROI (Return on Investment) relativo às atividades desenvolvidas no PDV, distribuição e vendas é um desafio constante dos gestores da indústria farmacêutica..

Isso acontece por conta da deficiência de processos para controlar os custos das ações aliado à alta capilaridade de distribuição e ao portifólio extenso de produtos que precisam ser comercializados.

Desta forma, fica difícil calcular o quanto foi gasto versus o quanto foi faturado em decorrência das estratégias utilizadas para cada item.

É aí que entra o S&OP (Sales and Operations Planning) ou Vendas e Planejamentos das Operações.

Gerenciamento de estoque: controle da oferta x demanda

Por meio de processos simples, o planejamento de vendas baseado em S&OP busca atingir as melhorias em custos e serviços.

Para isso, é essencial ter o controle rigoroso dos níveis de estoque e do custo de produção, além de medir constantemente a disponibilidade do produto. A regra básica para iniciar esse processo é entender a oferta e cruzar com a demanda de cada varejista. Ao fazer a gestão eficiente das vendas e da operação fica mais fácil tomar uma decisão assertiva.

Entretanto, para um resultado efetivo é preciso integrar as operações e ter uma visão única do desempenho de todas as etapas de vendas, marketing e logística.

Neste ponto, o planejamento integrado pode ser feito por meio de cinco etapas de gerenciamento de S&OP:

1. Atualização de dados. O ideal é que esse passo seja feito sempre após o fechamento de vendas.

2. Planejamento da demanda. É neste momento que deve ser realizado o processo de previsão de vendas.

3. Planejamento de produção e suprimentos. Com as informações acima em mãos é o momento de desenvolver planos alternativos de produção, suporte às vendas e capacidade de compras e produção.

4. Alinhamento prévio. Reúna a equipa para discutir a distância entre os planejamentos de demanda e produção e traçar planos para possíveis correções de rota.

5. Reunião final. Com todos os dados e cenários definidos é hora de formalizar o processo e compartilhar com toda a empresa.

 

Para ter um controle mais preciso da área comercial invista em ferramentas que apoiem o planejamento de vendas e possibilitem o controle automatizado dos processos.

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Sobre Nós

A InterPlayers desenvolve soluções de integração para o mercado de saúde e bem-estar, otimizando as operações da indústria, profissionais da saúde, distribuidores, hospitais, clínicas e pontos de venda, resultando na melhor geração de valor em todo ciclo de negócios desta cadeia.