Como aumentar as vendas na farmácia: 6 estratégias para adotar agora

Como aumentar as vendas na farmácia: 6 estratégias para adotar agora

O objetivo de qualquer negócio é prosperar e com a farmácia não é diferente. Aumentar as vendas é uma das principais preocupações e, o grande desafio dos proprietários e gestores das farmácias.

O desafio não é trazer os clientes para dentro da loja, uma vez que os clientes já entram, em sua grande maioria, por uma necessidade. A dificuldade, aqui, é potencializar as vendas com os clientes dentro da farmácia.

É aí que entra a importância de conhecer as principais formas de aumentar as vendas. O sucesso só depende de um planejamento bem feito, que alinhe o comportamento do seu cliente com as suas expectativas.

 

Estratégias que você pode adotar para aumentar as vendas

Saiba quem é o público que frequenta a sua farmácia

Conhecer o seu cliente é o primeiro passo para otimizar as vendas.

Por isso, é importante saber mais sobre a persona que frequenta a sua drogaria. Conheça sua faixa etária, gênero, quais suas necessidades, os produtos que eles mais consomem e se possuem eventuais problemas de saúde.

Vale ressaltar que, também é importante perguntar ao seu cliente se ele não encontrou algo que deseja comprar. Pois essa é uma forma de conhecer o gosto do seu cliente.

Com essas informações, ficará mais fácil comprar produtos que sejam da preferência dos seus clientes, criando uma chance maior de rotatividade, uma vez que estará oferecendo produtos que são das necessidades deles, além de criar uma oportunidade para fidelizá-los.

Trabalhe com o Mix Adequado

Se você quer aumentar as vendas na sua farmácia, ter um mix de produtos adequado e diversificado é extremamente importante.

Certamente, algum cliente já entrou na sua farmácia para comprar um remédio e acabou levando algum produto adicional. Isso é ter um bom mix de produtos.

Quando um cliente procura uma farmácia, precisa encontrar mais do que medicamentos e se deparar com produtos que atendam todas às suas necessidades.

Para isso, a drogaria precisa compreender quais são as necessidades dos seus clientes assim como os produtos mais procurados de acordo com cada época do ano. Por exemplo, no verão, você deve focar na oferta de protetores solares, cremes hidratantes entre outros produtos para o cuidado com a pele.

Dessa forma, se o seu cliente quiser antecipar a compra de algum medicamento para seu tratamento pois irá viajar, ele encontrará, na sua loja, produtos dos quais ele também necessitará durante a viagem.

Por isso, ter um bom mix de produtos inclui controlar o estoque e abastecê-lo com itens de perfumaria, higiene, cuidados pessoais, entre outros.

Fique de olho nas tendências e estações

Ficar antenado nos lançamentos também é algo importante.

O mercado varejo farma, juntamente com o de beleza e estética, estão em constante expansão e cada vez mais as pessoas estão cuidando melhor da sua saúde e aparência.

Isso quer dizer que as drogarias precisam estar atentas aos novos lançamentos e estações.

Ficar atento a sazonalidade é importante não apenas para o mercado de beleza, mas também para o varejo farma, uma vez que clientes podem buscar antecipar a comprar de medicamentos devido alguma viagem ou ter aumento da busca devido as campanhas como novembro azul, dezembro laranja e campanha de verão

Por isso é importante se preparar para os períodos sazonais.

Aposte em identidade visual certeira

A forma como você expõe os produtos também pode influenciar as pessoas a adquiri-los.

A organização visual dos produtos pode ser um grande diferencial da sua farmácia, pois expor os itens de forma estratégica colabora para que o seu cliente tenha uma visão adequada dos produtos dos quais ele necessita.

Pense como você pode causar um impacto positivo no seu cliente para fazer com que ele perceba a necessidade de comprar algo que inicialmente não estava no seu plano.

A ideia é que todos os itens sejam organizados por setores, com uma seção exclusiva para medicamentos. Além disso, é importante colocar os produtos mais vendidos no fundo da farmácia, para que o cliente possa transitar e ter contato com os outros produtos.

Organize estrategicamente o posicionamento e produtos nas gôndolas de forma que fiquem totalmente visíveis para o público.

Não esqueça de disponibilizar produtos complementares, como pastilhas para garganta, vitaminas e analgésicos, kits promocionais em locais próximos ao caixa para que as pessoas possam visualizá-los quando forem fazer seus pagamentos.

Prepare o seu time para oferecer o melhor atendimento

O bom resultado na farmácia também depende de uma equipe bem treinada. Afinal, quem sai de casa para comprar sempre quer ser bem atendido e cabe a sua equipe oferecer esse atendimento.

O atendimento ao cliente precisa ser de muita qualidade e humanizado. Por isso, é preciso treinar os farmacêuticos, os balconistas/ promotores e os outros profissionais que fazem parte do estabelecimento, para que prestem o melhor atendimento aos consumidores.

Lembre-os que, para muitos clientes, a farmácia é o primeiro lugar em que eles procuram para cuidar da saúde. Por isso ser cordial, demostrar interesse, paciência e saber orientá-los é essencial para o atendimento na farmácia.

Ao final, não esqueça de oferecer um cartão com o número de atendimento da farmácia para caso o cliente precise.

Ofereça os programas de desconto e apoio ao paciente

Você já ouviu falar em programas de apoio ao paciente?

Diversos laboratórios ou empresas que comercializam medicamentos para drogarias dispõem de programa que buscam oferecer apoio a pacientes com clube de benefícios e programa de descontos. Esses programas estão disponíveis para estabelecimentos credenciados.

Você pode conhecer todos esses programas e cadastrar a sua drogaria para oferecê-los aos seus clientes. Essa é uma ótima ideia para fidelizá-los, os descontos são atrativos e fazem toda diferença para pessoas que precisam comprar muitos remédios todos os meses.

Se a sua farmácia já está cadastrada não esqueça de orientar o seu time a oferecer os programas de apoio ao paciente aos seus clientes.

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