3 maneiras de melhorar a distribuição do mercado de saúde e bem-estar


Com tantas opções de pontos de vendas e com a constante abertura de novas lojas no setor, obter uma distribuição eficiente de todas as categorias e famílias de produto dentro dos moldes tradicionais tornou-se um grande investimento e uma enorme complexidade operacional sem garantia de sucesso. Sendo assim, para aumentar ou garantir seu “market share” e o retorno sobre as vendas, um desafio constante da indústria farmacêutica e do mercado de saúde e bem-estar é melhorar a capilaridade e a penetração de seus produtos.

De uma só vez, a Anvisa concedeu autorização para o funcionamento de 1.350* novas farmácias. Um desafio de gestão e tanto para o marketing farmacêutico definir as melhores estratégias de trade marketing nos pontos de venda. Não obstante, uma farmácia de médio porte, tem cerca de 5 a 7 mil itens por loja para administrar. Já uma grande rede, pode superar a 10 mil itens no portfólio.

Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão no planejamento de vendas, listamos três maneiras de melhorar o processo de distribuição, aumentando as vendas e reduzindo rupturas.

#1. Entenda o comportamento de consumo do mercado

Parece uma regra básica, mas muitas indústrias pecam na etapa de planejamento e estudo do comportamento de consumo e distribuição de cada produto. Tenha em mente que as regiões não são iguais, elas possuem dinâmicas diferentes, competidores distintos e canais de distribuição que se adaptaram a eles. Se em algum momento você ficou fora do jogo é hora de voltar para ele. Entenda o comportamento regional de seu mercado e procure entender as alternativas de distribuição mais eficientes para estes mercados.

#2. Gerencie as categorias

Consultorias especialistas em demanda informam que, anualmente, são lançados, em média, 20 mil novos produtos no Brasil. Diante disso, é importante ajudar o varejo no processo de gerenciamento das classes de produtos. Entender o gerenciamento de categoria, a demanda e força de suas marcas, é uma prioridade. E não se esqueça: auxiliar na gestão dos estoques do varejo é e sempre foi uma responsabilidade estratégica da indústria.

#3. Controle o fluxo de informações em tempo real

Ter o controle realtime dos negócios e entender o comportamento de suas vendas possibilita agir rapidamente para explorar as oportunidades, bem como, promover o ajuste de rotas, sem causar impacto ao negócio. Tempo é dinheiro e gerir o trade significa gerenciar investimentos com precisão. A tomada de decisão precisa ser rápida e acertada, e ela é a grande aliada da reposição eficiente de estoques.

Leve em consideração esses pontos para aumentar a capilaridade dos produtos de forma assertiva e garantir bons resultados para o seu negócio.


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*Fonte: Guia da Farmácia, abril/2019 (https://guiadafarmacia.com.br/prazo-de-30-dias-para-abertura-de-novas-farmacias-surte-primeiros-efeitos/)

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